top of page

HABILIDADES QUE TODO ENFERMEIRO PRECISA TER

1. EMPATIA: Significa ser capaz de se colocar emocionalmente no lugar de outra pessoa, imaginando como ela reagiria a uma determinada situação de acordo com as suas experiências e personalidade.

                              

2. RESILIÊNCIA: Profissionais resilientes são importantes por saberem reagir e solucionar problemas que surgem na rotina de trabalho. A resiliência costuma ser acompanhada por flexibilidade e proatividade.

                                                                                                                                                              3. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: A falha de comunicação entre membros de uma mesma equipe pode ser a primeira peça do dominó a cair e iniciar uma série de erros que impactará a saúde e o bem-estar do paciente.

                                                                                                                                                              4. TRABALHO EM EQUIPE: Quem faz parte de uma equipe sabe que, sem a ajuda mútua, é muito difícil oferecer o melhor serviço possível. O trabalho em conjunto, também, exige que cada membro cumpra com a sua função.

5. ATUALIZAÇÃO CONSTANTE: A falta de atualização leva a ineficácia no atendimento e prejuízo à saúde do paciente. Buscar capacitação é princípio básico para o profissional que deseja atender os pacientes da melhor forma possível.


A competência na interpretação de dados clínicos, o domínio de protocolos de segurança e a capacidade de resposta rápida em situações de emergência são apenas algumas das habilidades técnicas que os enfermeiros devem cultivar para oferecer um atendimento de qualidade. Porém, as habilidades comportamentais são fundamentais na prática de enfermagem, pois são a "engrenagem" que impulsiona o trabalho sinérgico da equipe.




547 visualizações0 comentário
bottom of page